Na noite deste domingo, 24, o ex-governador Camilo Santana (PT) esteve em São Paulo e anunciou ao lado do ex-presidente Lula o nome de Elmano de Freitas (PT) para disputar o governo do Ceará.
O anúncio foi feito dias após o rompimento da aliança de 16 anos com o PDT cearense que lançou, na manhã de ontem, a chapa formada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-governador Domingos Filho (PSD) como vice.
A avaliação entre lideranças locais é que o grupo camilista só lançou uma candidatura (de forma tardia) para ao menos garantir um palanque para o ex-presidente Lula no Ceará.
Contudo, uma negociação envolvendo o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira, o dirigente estadual do PSB cearense Denis Bezerra e o próprio Camilo busca trazer o ex-presidente Lula para o palanque de RC. Na prática, é a existência de um ‘acordo branco’ no estado do Ceará.
“O Denis Bezerra é a porta de entrada do Lula ao palanque do Roberto Cláudio”, disse uma fonte ligada ao grupo do ex-governador.
“Com o lançamento do Elmano, ele [Camilo] sinalizou que vai deixar o Roberto [Cláudio] e o PDT disputar em paz”, completou.
Vale lembrar que nas eleições de 2020, Elmano de Freitas disputou a prefeitura de Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, e ficou em quarto lugar com 7,6% (13.018 votos). Já o PSB cearense, nos últimos dias, retirou seu apoio a Ciro Gomes (PDT) e tornou-se uma sigla pró-Lula.