Nesta segunda-feira, 25, foi divulgada a pesquisa do Instituto FSB que mostra o crescimento de três pontos do ex-presidente Lula (PT) em 15 dias. No levantamento anterior, o líder progressista registrava 41% e agora 44% das intenções de voto.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para baixo, saindo de 32% para 31% das menções. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se manteve com os 9%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) com 2%, cada. Os outros pré-candidatos somaram 1% ou menos.
Na espontânea, o ex-presidente Lula fica com 40% das intenções de voto contra 30% de Bolsonaro. O candidato pedetista segue em terceiro lugar com 3%. No caso da espontânea, não houve alteração no cenário.
A pesquisa também revela que Lula é o predileto entre o eleitorado feminino, os eleitores mais jovens, entre quem tem ensino fundamental, entre católicos, entre os mais pobres e entre quem reside no Nordeste.
Já Bolsonaro lidera entre homens, entre quem está na faixa média de idade, entre quem têm ensino superior, entre evangélicos, entre os mais ricos e entre os eleitores do Norte e do Centro-Oeste do Brasil.
Nos cenários de 2° turno, Lula vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 54% das intenções de voto contra 36% do inquilino do Planalto. Contra Ciro, Lula venceria por 48% ante 32% do pedetista. Simone Tebet teria apenas 25% a 54% de Lula.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho de 2022 e foi contratada pelo banco BTG Pactual e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05938/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Acesse a íntegra da pesquisa aqui.