A embaixada do Reino Unido no Brasil emitiu nota para expressar confiança no sistema eleitoral brasileiro após Jair Bolsonaro (PL) ter protagonizado uma série de ataques contra as eleições, incluindo acusações sem provas de fraude nas urnas eletrônicas.
A nota foi assinada pela embaixadora Melanie Hopkins que estava presente no encontro constrangedor de Bolsonaro com os embaixadores, realizado na última segunda-feira, 18.
O governo britânico diz que as urnas eletrônicas “passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”. A posição é semelhante da embaixada norte-americana.
Leia a íntegra da nota!
Esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro. Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes.
Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência.
Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas.
Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!