Nesta terça-feira, 19, o YouTube retirou do ar a live transmitida por Jair Bolsonaro (PL), em julho de 2021, onde ele faz ataques e divulga fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro. Ainda na live, o inquilino do Planalto adota teses conspiratórias.
O vídeo que foi derrubado é muito semelhante ao transmitido na noite desta segunda-feira, 18, onde o próprio Bolsonaro faz ataques, sem provas, a urna eletrônica diante de 18 embaixadores. Há possibilidade da plataforma retirar essa última do ar.
Durante seu discurso, Bolsonaro citou mais uma vez a existência de um inquérito que investiga um “ataque hacker” no sistema eleitoral no pleito de 2018.
Ainda no discurso, Bolsonaro disse falsamente que existe “milhares de códigos-fonte” e a “várias senhas de autoridades” e que isso permitiu “alteração de dados de partidos e candidatos” e “até mesmo excluir nomes e trocar votos entre candidatos”.
Por sua vez, o TSE já esclareceu em nota que “o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação” e que “nada de anormal ocorreu”.
Carlos Bananaro
19/07/2022 - 12h00
As urnas eletronicas nao existem, sao uma alegoria carnavalesca como tudo nesse pais.
Jonathan
19/07/2022 - 10h56
O Brasil se apaixonou pela censura de um tempo pra cà.