A Genial/Quaest divulgou nesta sexta-feira, 15, a pesquisa de intenção de voto para o governo da Bahia e mantém o favoritismo isolado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na corrida pelo Palácio de Ondina.
Na pesquisa estimulada, Neto registra 61% das intenções de voto contra 13% do ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), pré-candidato oficial de Jair Bolsonaro, aparece na terceira colocação com 6%. Os indecisos são 9% e 12% Branco/Nulo.
Sem João Roma, ACM vai a 65% das menções contra 13% de Jerônimo. O nível de indecisos cai para 6% e Branco/Nulo 13%. Vale destacar que nestes cenários, o ex-prefeito soteropolitano garante vitória em 1° turno.
Ainda segundo o levantamento, Neto se sai bem até mesmo entre eleitores do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas no estado. Cerca de 60% dos eleitores que pretendem votar no progressista dizem querer eleger ACM para o executivo baiano.
Entre eleitores de Rui Costa, o índice registrado pelo líder do União Brasil vai a 65%. Entre eleitores de Bolsonaro, Neto tem 66% das intenções de voto e entre eleitores do ex-ministro Ciro Gomes, o ex-prefeito tem 72% das menções.
Outro dado relevante levantado pela Genial/Quaest é que 51% dos eleitores baianos afirmam que a escolha para governador é definitiva. Neste quesito, houve crescimento de cinco pontos. Outros 46% dizem que ainda podem mudar. Em maio, esse índice era de 52%.
Já no cenário de 2° turno, ACM também sai vitorioso. Contra o próprio Jerônimo, Neto venceria por 66% contra 17% do petista.
Contra seu ex-aliado João Roma, o ex-prefeito registra 68% ante 13% do seu oponente. Já numa disputa entre Jerônimo e Roma, o petista venceria por 26%, no limite da margem de erro, contra 23% do pré-candidato bolsonarista.
A Genial/Quaest ouviu de forma presencial 1.140 eleitores em 63 cidades da Bahia entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro é de 2.9 pontos e 95% de confiabilidade. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-03146/22 e BA-05185/22.