Por David Deccache
Acho que foi positivo tanto para a campanha quanto para os rumos do próximo governo Lula o pacote oportunista do Bolsonaro.
Empurra Lula para a esquerda na política fiscal e desmascara a parcela de economistas de esquerda que ainda mentem dizendo que o dinheiro acabou e que a austeridade é a única saída.
Desmascara os que dizem que nós não temos capacidade de fazer política fiscal pois somos periféricos e não emitimos dólares.
Desmascara os que diziam que rasgar as regras fiscais para ampliar gastos sociais elevaria a inflação a níveis insustentáveis e que o mercado exigiria altas taxas de juros para financiar o endividamento, ignorando que o mercado não decide absolutamente nada sobre a capacidade do governo de gastar na própria moeda que emite toda vez que realiza um gasto.
No fim das contas, o pacote de combate à pandemia em 2020 e a PEC eleitoreira do Bolsonaro são os exemplos de que podemos muito mais do que se imagina.
Torço para que a campanha do PT e os economistas que assessoram Lula compreendam isso e rasguem de vez as regras fiscais que constrangem a capacidade do Estado em cumprir com as suas obrigações sociais.
Temos que gastar o que for necessário para mobilizar plenamente a nossa capacidade produtiva disponível para reconstruir este país e esmagar de vez o bolsonarismo. E isso se faz com gastos que estimulem a forte geração de empregos de qualidade; a recuperação da renda dos trabalhadores e a reconstrução da nossa infraestrutura física e social. E dane-se o mercado. Não precisamos dele – são eles que precisam do governo.
Sem compreender isso, o bolsonarismo continuará nos assombrando, independente do resultado das eleições.
David Deccache é assessor econômico da Câmara dos Deputados/PSOL e professor voluntário de Economia da UnB.
Thad
11/07/2022 - 00h39
AI AI… se foi feito pelo Centrao, não tem como ser positivo… + compra de votos e – democracia.
Tony
10/07/2022 - 11h32
A arrecadaçào foi recorde nos ultimos tempos por tanto nao precisou fazer divida nenhuma.
Ronei
10/07/2022 - 11h31
E quem vai financiar a divida publica e o estouros nas contas publicas a nao ser a Faria Lima e os burguesinhos rentistas do PSOL ?
Querlon
10/07/2022 - 11h22
Lì esse monte de merda e quando cheguei no final vi que o sujeito é do PSOL…tà tudo explicado.