Nesta terça-feira, 5, foi divulgado um levantamento de intenção de voto entre os eleitores da Bahia. A pesquisa feita pelo Instituto Paraná levantou cenário para presidente e governador.
Na disputa pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) lidera isoladamente com 49,8% de preferência dos baianos. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) registra 26,5% das menções.
Na terceira colocação aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8,5% das intenções de voto. O deputado federal André Janones (Avante) é citado por 1% dos entrevistados. Os outros nomes não chegaram a 1%.
Já na disputa pelo governo baiano, a liderança isolada é para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Na disputa pelo Palácio de Ondina, Neto aparece com 58% de preferência dos baianos entrevistados pela pesquisa.
Na segunda colocação, aparece o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT) com 15,8%. No terceiro lugar vem João Roma (PL) com seus 9,1%. Vale destacar que com esse cenário, Neto vence no 1° turno. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ainda segundo o levantamento, Neto foi o único que apresentou crescimento fora da margem. Na pesquisa anterior, o dirigente do União Brasil registrava 55,4%. Enquanto isso, o pré-candidato governista oscilou para baixo, saindo de 16,1% para 15,8% e Roma de 10,1% para 9,1%.
Na espontânea, ACM também aparece na dianteira com 23,7%. Jerônimo tem 7% e Roma com 4,5%. Kléber Rosa foi mencionado por 0,2% dos baianos. Já o governador Rui Costa, que não pode tentar uma nova reeleição, registrou 1,3%.
A Paraná Pesquisas entrevistou 1640 eleitores de forma presencial entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2022. O levantamento foi feito em 72 municípios da Bahia e o nível de confiança é de 95%. O site Bahia Notícias foi quem encomendou a pesquisa.