Agência Brasil – A Petrobras anunciou o reinício, nesta segunda-feira (27), dos processos de venda de três refinarias. Fazem parte do pacote a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a elas.
Os documentos com as principais informações sobre os ativos e os critérios de elegibilidade para a seleção de participantes estão disponíveis na página da Petrobras, no link Resultados e Comunicados. As etapas subsequentes dos processos de venda dessas três refinarias serão informadas oportunamente ao mercado.
O plano de desinvestimento em refino da Petrobras representa, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado, e considera a venda integral dos seguintes ativos: Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.
As operações estão em consonância com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética, que estabeleceu diretrizes para a promoção da livre concorrência na atividade de refino no país, e integram o compromisso firmado pela Petrobras para a abertura do setor de refino no Brasil.
Nelson
29/06/2022 - 22h50
O bolsonariado e a direita em geral, mesmo muita gente que se diz de centro, adoram repetir, repetir e repetir que o PT roubou tudo, que quebrou o país, que provocou bilhões e bilhões em prejuízos na Petrobras em tudo o que tocou.
–
Contudo, assim como Sérgio Moro e Deltan Dallgnol, quando se trata de apresentar as provas, “uma em cima da outra”, nada. Fica tudo na base da “convicção”. “Convicção” que só firmaram a partir de uma avassaladora campanha desatada pela mídia hegemônica e seus comentaristas, turbinada pelas fake news divulgadas à exaustão pelas chamadas redes sociais, de difamação incessante do PT.
–
De que houve corrupção nos governos do PT ninguém duvida. Porém, os números vão mostrar, cabalmente, que essa corrupção foi muito menor do que a havida nos governos de FHC e de Temer e, também, agora, no governo do incorruptível (sic) Bozonaro.
–
Um exemplo apenas. Ao passar o governo para Lula, em 2003, FHC deixava “em caixa” somente US$ 37 bilhões em reservas internacionais. Se a crise que chegou em 2008 tivesse se antecipado uns 3 ou 4 anos, o Brasil teria que, certamente, correr novamente ao FMI, de pires na mão.
–
Quando MiShell Temer tomou o poder via golpe de Estado em 2016, encontrou “em caixa” nada menos de US$ 389 bilhões. Ou seja, uma quantia mais de dez vezes maior que a recebida por Lula 13 anos antes.
–
Pergunta, inescapável. Se o PT roubou tudo, como insiste o bolsonariado, se quebrou o país como tantos mentirosos afirmam, o cofre não deveria ter sido raspado”, essas reservas não deveriam ter sido zeradas?
–
Mas, como para a mídia hegemônica e seus comentaristas e toda uma legião de brasileiros que neles acreditam piamente, contra seus argumentos não há fatos que se sustentem, fica valendo a tese de que o PT roubou tudo e quebrou o país.
Saulo
28/06/2022 - 08h49
Dá para calcular o prejuízo (em bilhões de $) que essas refinarias deram aos brasileiros nas mãos do PT ?
É uma vergonha o que esses animais fizeram com os Brasileiros.
Adevir
28/06/2022 - 08h44
Tem q acelerar isso. Qto mais privatizar, melhor.
Nelson
29/06/2022 - 23h00
“Isso, isso, isso”, seu trouxão.
–
O grande capital e apenas ele, que não chega a representar 1% da população, nem perto disso, aplaude e “lambe os beiços”, pois é o único a ganhar realmente com as privatizações. Aos restantes 210 milhões de brasileiros, você incluído, resta sempre a conta das privatizações, salgadíssima, a ser paga.
–
Não acredito que você faça parte desse estrato bastante reduzido de milionários e bilionários, pois se fizesse teria coisa muito melhor a fazer do que ficar a escrever comentários para um blog de esquerda.
–
Ao que tudo indica, tu não deves passar de um pelado, quando muito um remediado, mas que, de modo algum, pode ser considerado rico, que quer dar uma de grandão.