Nesta terça-feira, 28, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) estiveram reunidos com os quatro pré-candidatos do PDT ao governo do Ceará.
São eles: ex-secretário Mauro Filho, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Evandro Leitão e a atual governadora Izolda Cela. No encontro, foram apresentados aos pré-candidatos os critérios para a definição do nome oficial do partido à sucessão estadual.
Segundo uma fonte que estava presente na reunião, o diretório do PDT cearense vai contratar uma pesquisa, nos próximos dias, para saber o nível de popularidade dos quatro nomes postos na mesa.
Ainda segundo essa fonte, os dirigentes dos partidos aliados também serão procurados para expressarem posição definitiva entre os nomes pedetistas. Um dos primeiros a ser consultado é o ex-governador e dirigente local do PSD, Domingos Filho.
O ex-senador Eunício Oliveira, líder do MDB Ceará, já avisou que prefere apoiar a governadora Izolda Cela e fixou uma data para que o PDT decida sobre o nome da sucessão. “Depois dessa data e se a professora Izolda não for a escolhida, o MDB estará livre para procurar outros caminhos”, disse um interlocutor de Eunício.
O posicionamento de Eunício e do seu grupo político reflete a polarização na própria base aliada. De um lado, o grupo majoritário que prefere a reeleição da governadora Izolda Cela (incluindo o Partido dos Trabalhadores) e do outro, o grupo que defende o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio (basicamente apoiado pelo PSDB, PSB e Cidadania).
Jonas Jacques Verissimo junior
29/06/2022 - 09h27
Todos os anos os mesmos candidatos, nenhum independente, o povo cearense não quer se libertar, viva o coronelismo que está mais vivo do que nunca…!