A pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 23, aponta um crescimento tanto do ex-presidente Lula quanto de Jair Bolsonaro (PL) no 1° turno da eleição presidencial com a saída de João Doria (PSDB).
Porém, a situação é favorável para Lula. Na pesquisa estimulada, o líder progressista cresceu quatro pontos, saltando de 41% da pesquisa anterior para 45% no levantamento de junho. Nos votos válidos, o ex-presidente vai a 48%, ou seja, faltando pouco para vencer no 1° turno. Por sua vez, o inquilino do Planalto fica com 38% dos votos válidos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dentro da margem de erro de três pontos, indo de 5% para 7%. Contudo, situação do pedetista não deixa de ser delicada, pois a expectativa do entorno da pré-campanha e da própria Executiva Nacional do PDT era que Ciro, neste altura do campeonato, voltasse a ter seus 12%.
Já a senadora Simone Tebet (MDB), também apresentou uma oscilação, saindo de 1% para 3% das intenções de voto. O deputado federal André Janones (Avante) fica com 1%. Os outros nomes não chegaram a 1%. Branco e Nulo 3% e Indecisos 4%.
Na espontânea, Lula se consolida com seus 35% das menções, Bolsonaro registra 30%, Ciro Gomes 4%, Tebet e Janones com 1%, cada. Os outros não chegam a um dígito. Brancos e Nulos 9% e Indecisos 19%.
A Exame/Ideia fez 1.500 entrevistas por telefone entre os dias 17 e 22 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022.
Acesse o relatório completo clicando aqui.