A pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira, 23, mostra que o ex-presidente Lula (PT) chegou ao seu teto eleitoral no 1° turno. No levantamento, o líder progressista registra 47% das intenções de voto. Ele oscilou 1 ponto para baixo, mas dentro da margem de erro de dois pontos.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro oscilou 1 ponto para cima, saindo de 27% para 28%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi de 7% para 8% das menções. André Janones (Avante) ficou com 2% e Simone Tebet foi de 2% para 1%. Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%, cada. Branco e Nulo 7% e Indecisos, 4%.
Sem dúvidas, a nova rodada da pesquisa DataFolha chancela o colapso eleitoral da chamada terceira via. Mesmo com a estrutura partidária e exposição midiática, Tebet não chegou aos 5% esperados pelo seu bloco partidário (MDB, PSDB e Cidadania).
Ainda sobre Lula, o seu triunfo eleitoral ainda se concentra no Nordeste. Na região, o ex-presidente tem a preferência de 58% do eleitorado. Já Bolsonaro concentra maior apoio no Centro-Oeste (43%). Vale lembrar que essa é a menor região do Brasil com 7% do eleitorado nacional.
Nos votos válidos, Lula fica com 53%, Bolsonaro 32% e o ex-ministro Ciro Gomes com 10%. Com isso, Lula venceria o pleito já no 1° turno.
O DataFolha ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios. O levantamento foi contratado pela Folha e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09088/2022.