O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, gerou revolta interna no diretório pedetista do Ceará após declarar apoio antecipado a pré-candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao governo cearense.
A atitude inesperada de Lupi aconteceu durante um encontro de lideranças regionais e nacionais do PDT no Hotel Mareiro, na Beira Mar de Fortaleza. O ex-ministro Ciro Gomes estava presente, ele também é um entusiasta da candidatura de RC.
O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15, e contou com a presença de outros três pré-candidatos do partido: Mauro Filho, Evandro Leitão e a própria governadora Izolda Cela.
A reação interna foi por meio de uma nota escrita por Leitão, que é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. A nota, que não poupa críticas a postura de Lupi, chegou a ser compartilhada no grupo de deputados estaduais.
Segundo um interlocutor, a nota teve a concordância da própria Izolda Cela que nos últimos meses tem se articulado com os partidos da base aliada, incluindo o PT, para ser a pré-candidata oficial da situação.
Na nota, Leitão chega a classificar o comportamento de Lupi como inconveniente, inoportuno, desrespeitoso e inadequado. Entre aliados, a avaliação é que a postura de Lupi aprofundou a divisão no PDT local.
Leia a íntegra da nota!
NOTA DE INDIGNAÇÃO CONTRA CARLOS LUPI
Parabenizo pelo encontro de ontem, de reforço à candidatura do nosso presidente Ciro. Estamos juntos nessa luta.
Mas não poderia deixar de expressar minha indignação pelo comportamento inoportuno e desrespeitoso do presidente nacional do nosso partido, sr Carlos Lupi, que vem ao nosso Ceará e desrespeita o democrático processo de escolha de nosso candidato ao Governo, que conta com 4 nomes na disputa, e que ainda contará com outros dois encontros locais, e usa do microfone para se manifestar de forma inconveniente em prol de uma das candidaturas.
Ele, como presidente nacional, deveria se comportar como magistrado nesse processo, respeitando os quatro pré-candidatos, nós parlamentares e lideranças, e não como militante em prol de uma candidatura.
Esse comportamento inadequado não contribui em nada para o momento que estamos vivendo.