Por Acrísio Sena
As mortes do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista da Funai Bruno Pereira são frutos do discurso e da prática vergonhosamente autoritária do governo Bolsonaro.
Ao sucatear a Funai, o Ibama e o ICMBio; ao transformar o Ministério do Meio Ambiente num galpão de negociatas para favorecer madeireiros, garimpeiros, invasores de terra e setores do agronegócio; ao liberar o uso de armas de fogo e se congratular com milicianos; ao descredenciar o trabalho das Forças Armadas; e ao atacar sistematicamente a imprensa e as demais instituições que dão sustentação ao estado democrático de direito, Bolsonaro escancara sua vocação golpista e seu projeto de destruir quem luta pelas minorias e pelos excluídos.
A luta de Bruno e Dom – que estavam desaparecidos há 10 dias na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no oeste do Amazonas – não pode ter sido em vão e suas mortes clamam por justiça. Eles são vítimas exemplares do desprezo do governo federal pela luta dos povos indígenas e, com certeza, serão objeto de comoção internacional, abalando ainda mais a imagem já fragilizada do Brasil no exterior.
Acrísio Sena é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores do Ceará
Paulo
16/06/2022 - 22h40
É preciso tomar cuidado com as mortes desses dois senhores (que Deus os tenha, pois tinham nobres princípios!). Elas são, sim, uma demonstração – ainda que parcial e enviesada, contaminada pelo viés político – do descalabro desse (des)Governo em relação às políticas indigenistas e de proteção ambiental, o que é claro, sob Bolsonaro. Mas não podemos admitir que se utilizem dela governos estrangeiros e entidades internacionais interessadas, tão somente, na internacionalização da Amazônia. É preciso, como nunca, separar o joio do trigo. Por isso Lula e Bolsonaro são contraindicados, nesse embate, pois um é um pelego oportunista, e o outro, um falso nacionalista…
Moisés oliveira de carvalho.
16/06/2022 - 22h40
Vá arranjar o que fazer de útil na tua vida rapaz , em um momento tão triste como este vc seu inútil, aproveitador vem fazer politicagem nojenta e podre com a desgraça alheia ,
Vc só poderia pertencer a está quadrilha chamada pra que saqueou o nosso Brasil,
E te digo mais quase toda a desgraça que vem acontecendo neste país o culpado são vcs petistas.
Duílio
16/06/2022 - 20h45
É a mesma ladainha para tudo há 4 anos que não rendeu um sequer voto…
Vai ser desse jeito pelos próximos 4 tambem ou vai sair alguma coisa dessas cabeças ocas ?
Se bem que nunca saiu nada, sem assaltar os cofres públicos para se financiar e comprar o congresso não sobra nada do PT e afiliados.
Uganga
16/06/2022 - 19h52
Nessas platitudes, essas baboseiras vazias de tudo nao acredita nem quem escreveu esses “texto” mas é a unica coisa que resta a essa “esquerda” cadaverica, podre, corrupta, falida é torcer para que alguem minimamente conhecido morra para fazer o “raciocinio” amongolado de sempre, bom para tudo e sempre com o mesmo final.
Na cabeça oca desses imbecilizados por ideologias rupestres devem estar achando que fazem algum tipo de oposiçào.
A reeleiçao do atual Presidente da Republica é certeza e ha Governadores comunistoides com os dias contados também.
Valeriana
16/06/2022 - 18h52
Que demagogia rasteira, vazia, penosa…
Esse petistoide nao sabe nem onde é a Amazonia.
Jhonatan
16/06/2022 - 18h14
Durante a pandemia a gente viu muito bem que nem para a morte de pessoas tem respeito esses canalhas, tudo é pretexto para vomitar merda.
Se esse mesmo fato tivesse acontecido com o governo que esses animais gostam (aconteciam do.mesmo jeito) não teriam dado um sequer Piu.
É só uma questão de lado e não do fato em si.
Os 60.000 homicídios ao ano dos Governos petistas são fruto de que ?
William
16/06/2022 - 17h39
Durante os Governos de esquerda e com a Marina Silva na Ministério do Meio Ambiente os assassinatos dos índio mais que dobraram.
Não são eles que se autoproclamam defensores de todo mundo para ganhar votos ?
Os homicídios comuns chegaram a marcas recordes assim como os outros crimes, corrupção e desperdiço de dinheiro público nem se fala…mas o silêncio reinava Brasil afora.
Dizer num palanque que a gente defende isso ou aquilo para ganhar votos é uma coisa…os fatos são quase sempre o exato oposto, no Brasil sempre.
Saulo
16/06/2022 - 17h26
https://oglobo.globo.com/politica/assassinato-de-indios-aumenta-168-nos-governos-lula-dilma-8627037