Na manhã desta quarta-feira, 8, o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ) tiveram um longa conversa na sede do partido socialista, em Brasília.
Os dois acertaram os ponteiros sobre o xadrez eleitoral que envolve a aliança entre os partidos nos dois principais colégios eleitorais do país: Rio de Janeiro e São Paulo.
A costura do acordo entre as duas legendas envolve a ocupação do PSDB, via César Maia, na vice de chapa de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. A avaliação é que a candidatura de Freixo precisa do voto liberal-conservador, mais forte no interior fluminense.
Já em São Paulo, a aliança entre PSB e PSDB é pelo apoio dos socialistas a reeleição de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo paulista. A parceria se completa com a candidatura do ex-governador Márcio França (PSB) ao Senado, pela chapa tucana.
O grupo de França prefere manter a parceria eleitoral e administrativa com os tucanos. Neste caso, a avaliação é que a chapa França-Garcia levaria o tucano ao patamar de segunda via, no 1° turno do pleito. Já a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) caminha para o isolamento.
É bom ressaltar que Rodrigo Maia tem a chancela do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, para negociar o espaço do partido a nível regional. A aliança PSB e PSDB no Rio e São Paulo já é algo bem organizado!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!