Nesta quarta-feira, 8, a Genial/Quaest divulgou sua pesquisa mensal de intenção de voto para a presidência da República. Nela, o ex-presidente Lula apresentou crescimento enquanto que Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) estão em queda.
Na espontânea, o líder progressista saiu de 28% em maio para 32% em junho, salto de quatro pontos, fora da margem de erro. Por sua vez, Bolsonaro saiu de 22% para 20%. O ex-ministro Ciro Gomes foi de 2% para 1%. Neste cenário, o índice de indecisos é de 42%.
Na estimulada, Lula varia entre 46% e 48% nos três cenários levantados pela Genial/Quaest. Bolsonaro oscila de 29% para 30% nos cenários e Ciro fica entre 7% e 9% das menções.
No que diz respeito ao voto por religião, Lula é o predileto dos católicos com 53% das intenções de voto. Por outro lado, Bolsonaro ainda mantém a liderança entre o voto evangélico com 45%.
Quando analisamos o voto por renda, é inconteste que o ex-presidente Lula figura como amplo favorito entre o eleitorado de baixa (até 2 salários mínimos). Nesta faixa do eleitorado, o ex-presidente registra seu maior índice, 57%.
Já entre o eleitorado de classe média alta (até 5 salários mínimos), há um empate com 37% de Lula e 36% para Bolsonaro.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5 de junho de 2022 com 2000 entrevistas presenciais em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.
Acesse a pesquisa clicando aqui.