Nesta sexta-feira, 3, foi divulgada a mais nova pesquisa da XP/Ipespe que mostra praticamente uma estabilidade no cenário eleitoral.
Segundo o levantamento, no 1° turno, o ex-presidente Lula continua a frente com 45% das intenções de voto contra 34% registrado por Jair Bolsonaro. Neste momento, a diferença entre as duas principais candidaturas é de 11 pontos.
Na terceira colocação, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que chegou a 9% das menções. A senadora Simone Tebet (MDB) vai a 3%.
Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante) e Pablo Marçal (PROS) com 1%, cada. Já Leonardo Péricles (PCB) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. O nível de branco/nulo é de 5% e de indecisos, 2%.
Na pesquisa espontânea, Lula é o candidato convicto para 39% dos eleitores ante 29% de Bolsonaro. Ciro é mencionado por 5%. Tebet e Marçal com 1%, cada. Os outros nomes não pontuaram. Branco e Nulos com 8% e Indecisos, 16%.
No que diz respeito a probabilidade do voto, Lula fica com 44% que “com certeza votaria”, 12% que “poderia votar” e 43% que “não votaria de jeito nenhum” no ex-presidente.
Para Bolsonaro, 59% dizem que não votaria nele de jeito nenhum, ante 8% que poderia votar e 33% que votaria com certeza. Já Ciro Gomes, 12% que com certeza votaria, 43% que poderia votar e 40% que não votaria de jeito nenhum.
A XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas por telefone entre 30 de maio e 1 de junho. O nível de confiança é de 95,4% e a margem de erro é de 3,2 pontos, percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02893/2022.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.