Por Antonio Lavareda
LULA E BOLSONARO COMEÇAM JUNHO ESTÁVEIS. O EX-PRESIDENTE LIDERA EM QUASE TODOS OS ATRIBUTOS PERCEBIDOS NOS CANDIDATOS, QUE DEFINEM A POSIÇÃO DOS MESMOS NO GRID DE LARGADA DA CAMPANHA.
1) LULA E BOLSONARO OSCILAM, AMBOS, UM PONTO PARA BAIXO NA MENÇÃO ESPONTÂNEA (39% X 29%), E FICAM ESTÁVEIS NA ESTIMULADA NO PRIMEIRO (45% X 34%) E NO SEGUNDO TURNO (53% X 35%).
O terceiro colocado, Ciro (com 5%) subiu um na espontânea, e o mesmo na estimulada (9%);
no segundo turno ele aumenta dois pontos a dianteira sobre Bolsonaro (45% X 40%),
e cresce um ponto enfrentando Lula (26% X 54%).
A quarta colocada, Tebet, não se mexeu na espontânea (1%) nem na estimulada do primeiro turno (3%) mesmo após a saída de Doria; mas nos cenários em que foi testada na segunda volta cresceu três pontos contra Bolsonaro (37% X 41%) e dois contra Lula (20% X 56%).
Entre os demais, Janones é o único que continua aparecendo na espontânea (1%). Na
estimulada, Vera e Marçal também atingem 1% no arredondamento das respectivas
citações.
2) TÍMIDA MELHORA DO PIB E DO EMPREGO PODE TER ALTERADOUM POUCO A PERCEPÇÃO DA ECONOMIA. “CAMINHO CERTO” TEM UM PONTO A MAIS (33%) E “CAMINHO ERRADO” RECUA NA MESMA PROPORÇÃO (61%).
Praticamente todos (96%) reclamam da inflação nos últimos meses, e 63% temem novos aumentos. Os dados não sofreram alteração substancial. Continuam revelando que a população não esquece o achatamento do seu poder de compra, e alimenta pessimismo elevado em relação à escalada dos preços.
3) ESTABILIDADE NA APROVAÇÃO DA MANEIRA COMO O PRESIDENTE BOLSONARO ADMINISTRA O PAÍS: 60% DESAPROVAM CONTRA 35% QUE APROVAM. NO QUESITO DE AVALIAÇÃO, A POSITIVA (ÓTIMO/BOM) PERMANECEU EM 31%, ENQUANTO A NEGATIVA (RUIM/PÉSSIMO) CEDEU UM PONTO (50%).
A leitura de que o noticiário recente foi “mais favorável” para o Governo e o Presidente foi de 11% a 13% nessa semana, porém cresceu em igual medida a percepção de desfavorabilidade do mesmo (de 47% para 49%).
4.CARACTERÍSTICAS DO CANDIDATO IDEAL “MUITO IMPORTANTES”:HONESTIDADE, 81%; PREOCUPAÇÃO COM AS PESSOAS, 77%; COMPETÊNCIA, 72%; INTELIGÊNCIA, 66%; EQUILÍBRIO, 65%; PULSO FIRME, 60% E EXPERIÊNCIA, 59% E IDEIAS NOVAS E MODERNAS,
59%.
Citei apenas as menções superlativas (“muito importante”) porque se
agregarmos a elas as qualificações de “importante” teremos praticamente 100% dos
entrevistados.
5.LULA LIDERA NO ATRIBUTO “RESUMO” DA IMAGEM DOS GESTORES – “COMPETÊNCIA” – COM 43% VERSUS 31% DE BOLSONARO. ASSIM COMO EM TODOS OS DEMAIS, À EXCEÇÃO DE “PULSO FIRME”, ONDE O PRESIDENTE TEM 36% E ELE, 33%.
Destaques de Ciro foram “Inteligência” e “Ideias Novas e Modernas”, ambas com 18%. Quanto à Senadora Tebet, seus melhores registros surgiram em “Equilíbrio” (10%) e “Ideias Novas e Modernas” (7%).
FALTAM 121 DIAS PARA O PRIMEIRO TURNO
Antonio Lavareda é cientista político, sociólogo e diretor do Ipespe