ARN – O candidato a presidente da Liga de Governadores Anticorrupção, Rodolfo Hernández, lidera pela primeira vez a intenção de voto para o segundo turno de 19 de junho com 41% , enquanto o candidato de esquerda, Gustavo Petro (Pacto Histórico), tem 39%.
O estudo realizado pelo Centro Nacional de Consultoria (CNC) foi realizado entre segunda-feira 30 e terça-feira 31, com 1.200 pessoas.
Um trabalho do CNC, anterior à eleição de domingo, 29, mostrou que Hernández e Petro tinham 40,5%.
Com a confirmação de que ambos competirão em 19 de junho, a primeira medição após o primeiro turno mostra uma ligeira vantagem a favor de Hernández, embora com uma margem de erro de 2,8%, o pesquisador fala de um empate técnico.
Do inquérito verifica-se que 14% não sabem ou não respondem, 5% votariam em branco e 1% também não.
Na eleição de domingo, Petro obteve 40,3% dos votos. Hernández ficou em segundo lugar com 28,1%. Em terceiro lugar ficou o candidato de direita apoiado pelo governo, Federico Gutiérrez, com 23,9%, que também anunciou seu apoio a Hernández no domingo. Em quarto lugar ficou Sergio Fajardo, com 4,2%, que afirmou que a coalizão da qual faz parte dará liberdade de ação aos seus dirigentes.