Na manhã desta sexta-feira, 20, foi a vez da XP/Ipespe divulgar sua pesquisa de intenção de voto para o Palácio do Planalto. Nela, o ex-presidente Lula continua sendo o favorito para vencer o pleito.
No levantamento espontâneo, o líder progressista registra 39% das intenções de voto enquanto que Jair Bolsonaro aparece 10 pontos atrás, com 29%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua patinando com apenas 3% na disputa. João Doria tem 2%, André Janones e Simone Tebet com 1%, cada. Felipe D’Ávila e Eymael não pontuaram. Neste cenário, Branco e Nulos tem 9% e Indecisos com 16%.
Já na estimulada, Lula sobe para 44% contra 32% de Bolsonaro. Enquanto isso, Ciro Gomes chega a 8% das menções. Doria fica com 4%, Janones e Tebet com 2%, cada. Os outros nomes não pontuaram. Brancos e Nulos com 6% e Indecisos 2%.
Quando se trata da expectativa de vitória, o ex-presidente Lula chegou a 59%. Na pesquisa divulgada no início de maio, o ex-presidente tinha 58%. Por sua vez, Bolsonaro tem 33% de expectativa e Ciro com apenas 1%.
Na disputa de 2° turno, Lula vence Bolsonaro com 19 pontos de diferença (53% x 34%). Contra Ciro, o ex-presidente triunfa com 28 pontos de distância (53% x 25%). Já contra Doria, a disputa de Lula seria contra Branco e Nulos (26%), pois o tucano registra índice abaixo disso (20%). O petista venceria por 54%.
A pesquisa XP/Ipespe foi feita entre os dias 16 e 18 de maio com 1000 entrevistas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.