A analista e vice-presidente do Instituto Ideia, Cila Schulman, avalia que com um cenário de polarização tão forte, detectado pela pesquisa da Exame/Ideia, os eleitores do ex-ministro e pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, podem adotar a estratégia do voto útil no ex-presidente Lula.
Na avaliação de Schulman, a movimentação desses eleitores seria para decidir a eleição já no 1° turno. Para usar como exemplo, a analista usou o caso dos eleitores de Geraldo Alckmin que votaram em Jair Bolsonaro diante da possibilidade de vitória do PT em 2018.
“Com o quadro tão polarizado entre Bolsonaro e Lula, há a possibilidade da eleição acabar no primeiro turno. Para isso, os eleitores de Ciro Gomes seriam pressionados a dar um voto útil ainda no primeiro turno, como ocorreu por exemplo com os apoiadores de Geraldo Alckmin (PSB), que migraram para Bolsonaro em 2018 diante da perspectiva de uma vitória do PT”, analisa.
Na noite de ontem, a Exame/Ideia divulgou sua pesquisa eleitoral para a presidência da República e mostra uma queda na vantagem de Lula contra Bolsonaro no 2° turno.
Na série histórica da pesquisa, Lula chegava a registrar 17 pontos de vantagem em dezembro de 2021. Na pesquisa divulgada em abril, a diferença era de 9 pontos e agora, de apenas 7.