A Genial/Quaest também divulgou nesta terça-feira, 17, o levantamento de intenção de voto para a presidência da República e aponta um crescimento de Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores do Rio de Janeiro.
Na espontânea, Bolsonaro oscilou um ponto para cima e registra 25%. Já Lula também oscilou dentro da margem, de 21% para 23%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se manteve com seu 1% de intenção de voto entre o eleitorado fluminense. Cerca de 47% ainda estão indecisos, na pesquisa anterior era 50%.
Na estimulada, Bolsonaro cresceu quatro pontos, saindo de 31% para 35% e já empata com o ex-presidente Lula, que caiu justamente quatro pontos, saindo de 39% para 35%. Ciro Gomes tem 6%, João Doria e André Janones com 2%, cada. Simone Tebet (MDB) tem 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Branco e Nilo tem 10% e Indecisos 4%.
Ainda segundo a Quaest, Bolsonaro continua sendo o favorito entre os eleitores do sexo masculino (44%) e Lula obtém maioria entre o eleitorado feminino (39%).
Já no que diz respeito a renda, o ex-presidente Lula é o predileto entre os eleitores de baixa renda, com até 2 salários mínimos, com 44% das intenções de voto. Nessa faixa, Bolsonaro consegue 29%.
Já entre quem recebe entre dois e cinco salários mínimos, Bolsonaro registra 38% contra 31% de Lula. Entre quem recebe mais de cinco salários, Bolsonaro também se sai melhor com 37% abre 32% de Lula.
No voto por religião, Bolsonaro ainda triunfa entre os eleitores evangélicos do Rio de Janeiro com 50% das intenções de voto. Neste caso, o ex-presidente Lula tem metade do índice registrado por Bolsonaro, 25%. Já entre os católicos, Lula registra 40% das menções contra 28% de Bolsonaro.
Mas apesar da recuperação de Bolsonaro, numa disputa de 2° turno ele sairia derrotado contra o ex-presidente Lula. Enquanto o líder progressista venceria com 47%, Bolsonaro ficaria com 38%. Brancos e Nulos com 12% e Indecisos, 3%.
A pesquisa Genial/Quaest RJ foi realizada entre 12 e 15/05 com 1.200 entrevistas presenciais em 46 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2.8 pontos percentuais com 95% de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01548/2022.
Acesse a pesquisa clicando aqui.