Nesta segunda-feira, 16, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) declarou, pela primeira vez, seu apoio ao nome da governadora Izolda Cela (PDT-CE) a reeleição para o governo do Ceará. O petista afirmou que a candidatura da pedetista seria a condição para manter a aliança do PT com o PDT.
A declaração foi feita durante a inauguração do comitê do PT na cidade de Quixeramobim, terra natal do parlamentar.
“Temos plano A e plano B. Qual é nosso plano A? É manter a aliança [com o PDT]. Pra manter a aliança tem que ser a Izolda candidata à governadora, porque também se não for, nós podemos discutir outras alternativas aqui no Ceara”.
Guimarães estava ao lado do ex-secretário De Assis Diniz e do deputado estadual Moisés Braz (PT). O parlamentar também destacou o papel do partido a frente do governo cearense, com Camilo Santana.
Vale lembrar que no PDT, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também é cotado para disputar o Palácio da Abolição. “Quem fez o governo que nós fizemos aqui no Ceará não pode estar pedindo penico a ninguém”, disparou.
Após as declarações em público, Guimarães concedeu entrevista a Sertão TV e lembrou que “o sucessor de Camilo tem que ter a cara dele”
“Caberá ao PDT decidir se vai romper conosco ou não. O Cid tem dito que não. Mas nós não vamos aderir a qualquer projeto. Nós temos uma aliança. O sucessor do Camilo tem que ser a cara dele, tem que expressar a unidade do PT, do PDT e dos demais partidos, que no meu entendimento é a professora Izolda, que é inclusive do PDT… Evidentemente caberá ao PDT decidir. Agora devo dizer que se tiver curto-circuito o PT está pronto”.