Os ataques direcionados e sem limites do ex-ministro e pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, contra o ex-presidente Lula tem sido usado como munição nos grupos de Whatsapp formados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
Nos grupos, os apoiadores do inquilino do Planalto comemoram a “briga” entre as duas lideranças de centro-esquerda. Tanto é que o pré-candidato do PDT já é considerado na extrema-direita como o “cabo eleitoral de Bolsonaro”. As informações são do O Globo.
Ainda segundo a reportagem, os posts usados por bolsonaristas são trechos de declarações onde Ciro Gomes escancara suas divergências com os governos do PT.
Um dos recortes que mais circula no submundo bolsonarista é de uma entrevista concedida pelo pedetista, em 2020, ao canal do humorista Mauricio Meirelles. A chamada é “Ciro Gomes falando bem de Bolsonaro”.
“Bolsonaro não demorou 60 dias e fez o óbvio. Mas que ninguém fez. Nem Lula fez, nem Dilma fez nem FHC fez. Transferiu os chefes de facções, pros presídios federais e cortou a rede de comunicação”, disse Ciro a época. “Se a gente for honesto não foi o Bolsonaro que criou essa crise. Foi o PT”, completou.
Um dos apoiadores de Bolsonaro compartilhou o vídeo no grupo “#Bolsonaro2022”. Na sequência, um bolsonarista fez um comentário com emoticons de mãos aplaudindo e com a seguinte resposta: “Ciro Gomes se tornou um EXCELENTE cabo eleitoral do Bolsonaro; Continue assim, Ciro”.
“Ciro está fazendo campanha para ser vice de Bolsonaro”, disse outro apoiador. Ainda nos grupos da extrema-direita, também circula as críticas do ex-ministro à política econômica dos governos petistas, feitas na entrevista a BandNews.
“Essa crise, o tamanho dela, a renitência dela no tempo, isso tem que fazer uma honestidade. Não foi o Bolsonaro que criou. Quem criou isso foi o PT”.