O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas), até o momento não deu indícios de que deseja se encontrar com Jair Bolsonaro (PL) na Casa Branca.
Por sua vez, o governo brasileiro tem tentado a meses um encontro entre o mandatário norte-americano e o inquilino do Planalto. A informação é de Jamil Chade, no UOL.
Biden nunca aceitou uma audiência com Bolsonaro desde que venceu as eleições, em novembro de 2020. Desde o início do mandato, ele mantêm contato com líderes em diversas partes do mundo. Mas Bolsonaro nunca esteve se quer na agenda do presidente.
“Uma consulta por parte do Brasil foi feita de maneira informal há cerca de um mês”, informa Jamil. Até o momento, não houve retorno da Casa Branca ao pedido do Planalto.
Publicamente, o Itamaraty tem negado o pedido, mas duas fontes diplomáticas confirmaram ao colunista do UOL de que o Planalto já comunicou aos americanos a intenção de Bolsonaro de ser recebido por Biden.
O principal motivo da resistência de Biden em receber o inquilino do Planalto é a avaliação de que Bolsonaro poderá tentar uma ruptura institucional caso seja derrotado nas eleições presidenciais deste ano. Vale lembrar que o ex-presidente Lula é o grande favorito para vencer a disputa no Brasil.