Nesta segunda-feira, 2, o Paraná Pesquisas divulgou um levantamento de intenção de voto para o governo de São Paulo que mostra a liderança do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Mas no levantamento espontâneo, por exemplo, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 6,8% das intenções de voto.
Ele é seguido pelo próprio Haddad com 4,1% e o ex-governador Márcio França (PSB) com 2,3% das menções. Porém, o que chama atenção é o índice de indecisos (74,1%). Branco e Nulo representa 10,9%.
No levantamento estimulado, Haddad vai a 29,7% das intenções, França fica na segunda colocação com 18,6% e Tarcísio com 15,2%. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) registra apenas 5,6%. Os outros candidatos não chegam a 2%. A quantidade de indecisos cai para 7,5% e nenhum vai a 19,3%.
Em outro cenário, o panorama da disputa pouco muda com os candidatos apresentando pequenas variações dentro da margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Haddad com 30,3%, França é mencionado por 19,2% e Tarcísio por 15,7%.
Em um cenário sem França, Haddad chega a 34,2% das intenções de voto e Tarcísio assume a segunda colocação, saindo de 15,7% para 19,5%. Enquanto isso, Rodrigo Garcia é mencionado por 8,6%.
Por outro lado, a Paraná Pesquisas relacionou Haddad e Tarcísio com os dois principais presidenciáveis. Com o apoio do ex-presidente Lula (PT), o ex-prefeito da capital paulista fica com 31,6% e Tarcísio sendo apoiado por Jair Bolsonaro (PL) registra 30,1%.
Ou seja, a pesquisa indica um empate técnico como consequência da “nacionalização” da disputa. Com isso, essa proximidade entre Haddad e Tarcísio neste levantamento deixa o cenário local polarizado.
A Paraná Pesquisas realizou 1820 entrevistas de forma presencial em 78 municipios do estado de São Paulo entre os dias 24 e 29 de abril. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.