Com a liderança constante nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula (PT) torna-se um dos poucos presidenciáveis na história brasileira que manteve o favoritismo em 12 meses, de forma ininterrupta.
Um estudo realizado pela Vox Populi, que reúne os resultados de nove institutos de pesquisa entre maio de 2021 e abril de 2022, revela que a média de Lula ficou em 44% das intenções de voto. Já seus adversários, somados, registraram justamente um total de 44%.
Isso quer dizer que nos votos válidos, Lula fica com 50% contra outros 50% de todos os adversários.
Em uma análise realista, a candidatura do petista tem chances altíssimas de liquidar a fatura no 1° turno. Outro ponto relevante é que a virtual recuperação de Bolsonaro se deu pela saída do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da disputa presidencial.
O levantamento mostra que o inquilino do Planalto subiu, em média, cinco pontos nas pesquisas realizadas após a desistência do ex-juiz. Já o grupo “outros”, que são os candidatos da terceira via, apresentaram uma queda média de 5 pontos, caindo de 19% para 14%.
Mas não é somente no 1° turno que o ex-presidente Lula se sai melhor. No 2° turno, a candidatura do líder progressista continua sendo ainda mais favorita na disputa pelo Palácio do Planalto. Na média das pesquisas, o petista venceria com mais de 60% dos votos válidos. Enquanto isso, Bolsonaro fica abaixo dos 40% e sem grandes variações.
Acesse o levantamento completo clicando aqui.