Nesta segunda-feira, 18, a Consultoria Eurasia lançou um relatório onde amplia as chances de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Porém, o inquilino do Planalto não incomoda o ex-presidente Lula (PT) que mantém seu amplo favoritismo.
Segundo o documento, o líder progressista têm 70% de chances de vencer a disputa pelo Executivo Federal. Já Bolsonaro subiu de 20% para 25% nas perspectiva de analistas ouvidos pela consultoria.
Para a terceira via, o cenário é desolador, pois a expectativa de vitória despencou de 10% para 5%, ou seja, houve uma migração automática para Bolsonaro, reforçando a tese de que Lula já ocupou a esquerda com maestria e que esse campo alternativo só poderá se refugiar pelo espectro da direita.
Outro detalhe relevante é que os analistas ouvidos pela Eurasia avaliam que os índices “positivos” de Bolsonaro podem continuar aumentando a medida em que a rejeição a Lula seguir a mesma trajetória.
No relatório, a Eurasia observa que “nos primeiros três meses de 2022, seus índices de aprovação subiram cinco pontos para uma média de 35%. Quando se observa apenas para o conjunto de dados, as chances de vitória de Bolsonaro aumentam de 19% para 36%”.
Com informações do Valor