Nesta quinta-feira, 13, o PoderData divulgou mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e mostra um virtual desaparecimento da terceira via e uma aproximação de Jair Bolsonaro (PL) do ex-presidente Lula (PT).
Na pesquisa estimulada, o inquilino do Planalto registrou 35% das intenções de voto enquanto Lula tem 40%. Ou seja, a distância para o líder progressista diminuiu 5 pontos.
Enquanto isso, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu de 7% para 5% enquanto Doria e Janones ficam com 3%, cada. Já Simone Tebet (MDB-MS) e Eymael (DC) ficam com 2% e 1%, respectivamente.
Nos dados estratificados, o ex-presidente Lula aparece com 50% ante os 32% de Bolsonaro na região Nordeste. Já no Centro-Oeste, Lula tem 29% contra 43% de Bolsonaro e no Norte a distância é de 11 pontos (33% X 44%).
Nas regiões Sudeste e no Sul, Luka tem 37% e Bolsonaro 34%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 12 de abril com 3000 entrevistas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Manoel
14/04/2022 - 07h25
Por telefone , e encomenda de Banco , quer dizer barata , em torno de R$ 5.000,00 . Adicione-se o suspeito Poder 360 , extrema direita e porta voz financeiro. É cansativo….
EdsonLuíz.
13/04/2022 - 22h55
San, eu assino embaixo do seu comentário!
Com o PT, claro, mas não com o PT liderando!
E o fato de ter o PT em uma frente política — neste caso uma frente realmente ampla, e não o engodo que o senador Randolfe chama de frente ampla — não pode obrigar ninguém a se calar sobre os absurdos e imposturas petistas (nem obriga a eles, petistas, se calarem sobre absurdos de ninguém, desde que falem com fundamentação e não com a leviandade com que costumam falar).
Mas veja, San, se três ou quatro partidos com ‘fumaça%’ de aceitação eleitoral não conseguem consenso, como ter uma frente?
Eu acho que o primeiro objetivo desses partidos todos não é derrotar bolsonaro. Esse não é o primeiro objetivo nem do PT, nem do PSB, do PCdoB e do PV, mas, do mesmo jeito, derrotar bolsonaro não é o objetivo do PSDB, do PMDB, do União Brasil, do PSD, etc.
Talvez o Cidafania23 esteja realmente interessado em derrotar bolsonaro, do mesmo modo como está em derrotar Lula (mas não em derrotar o PT); tem também o Ciro Gomes, com todos os seus defeitos e a despeito do PDT, que parece realmente interessado em derrotar bolsonaro e Lula. Mas Ciro estreita todas as passagens que podem levar a um entendimento de frente por medo de o nome escolhido não ser o dele, como se a possível frente tivesse outra opção que não Ciro Gomes!
San
13/04/2022 - 19h52
O PT e Lula, que elegeram Bolsonaro em 2018, irão reelegê-lo na próxima eleição. Ambos viraram escada da direita. O ideal seria uma frente ampla, SEM O PT NA CABEÇA, para enfrentar esse “monstro” que o PT deu vida lá atrás. Salve-se quem puder!!!
Ronei
13/04/2022 - 17h48
Força Lula, dá uma volta na padaria sem a claque de mongolóides para a gente ver uma pesquisa de verdade….kkkkkkkk
Tony
13/04/2022 - 17h46
O Lollapalooza com 4 cantores maconheiros gritando “Bolsonaro vai dar o toba” foi um sucesso…..kkkkkkkkkk
Agora faltam só as feminazistoides abortistas na rua para Bolsonaro ganhar no primeiro turno….kkkkkkkkkkk
Daqui pra frente a esquerda e seus parceiros bilionários não irão impor mais nada aos brasileiros…a música mudou.
Kleiton
13/04/2022 - 16h59
As pesquisas estão se alinhando com a realidade e no Sul e SE Bolsonaro tem mais votos que Lula obviamente.
O NE dará a vitória a Bolsonaro (não ganhando obviamente mas com muitos mais votos que em 2018).
Seria finalmente uma bela demostração dos nordestinos querer finalmente tirar o cabresto e parar de vender o próprio voto em troca de um botijão de gás.
Tiago Silva
13/04/2022 - 16h50
Falta nessa análise alguns dados fundamentais:
1- Pesquisa Espontânea (inclusive para avaliar o “voto declarado” e possível “voto envergonhado”);
2- Índice de Rejeição (principalmente para apurar se o “Anti-Petismo” tem crescido quando Lula se associa com Golpistas como Alckimin, Centrão e “Sistema Elitista”, além de decorrente de uma mudança de voto de classes mais humildes que não são ideologizados e podem oscilar quando o debate debanda para temas morais) e
3- Popularidade em redes sociais (principalmente Tik Tok para jovens, Instagram para 23 a 40 anos e Face Book para idosos – inclusive também para avaliar o “voto declarado” e possível “voto envergonhado”)
E principalmente todos esses dados de forma a apresentar a evolução dos candidatos ao longo das pesquisas feitas desde 2019!!!