Nova pesquisa presidencial divulgada hoje, no site da revista Istoé, traz números inteiramente distintos daqueles mostrados mais cedo pelo PoderData.
Segundo a Sensus, Lula tem hoje 43,3% das intenções de votos, 14,5 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 28,8%. A PoderData dava vantagem de apenas 5 pontos para Lula: 40% x 35%. Importante ressaltar que a PoderData é realizada mediante “ligações automatizadas”, ou seja, robôs fazendo telefonemas e computando os resultados.
Ainda na Sensus, chama atenção o baixo desempenho dos candidatos da terceira via. Ciro Gomes pontua apenas 6,3%, muito distante de oferecer qualquer perigo a Bolsonaro. João Dória, por sua vez, tem 2,6%, empatado com Janones.
A senadora Simone Tebet, a despeito de estar aparecendo mais em entrevistas, tentando se viabilizar como candidata do centro, pontuou apenas 0,8%.
Em votos válidos, Lula teria 51%, o que significaria uma vitória ainda no primeiro turno.
Alguns analistas acreditam que intensificação da polarização ajudar a criar uma tendência de trazer a lógica do segundo turno para o primeiro, com eleitores de candidaturas menos competitivas migrando para os dois primeiros colocados, na esperança de fazer um voto útil.
Os cenários de segunod turno mostram uma vitória tranquila de Lula sobre Bolsonaro, com quase 20 pontos de vantagem: 53% X 34%.
Num eventual embate entre Ciro Gomes e Bolsonaro no segundo turno, o placar ficaria apertado, com um empate técnico de 41,9% X 37,2%.
Lula vence com tranquilidade todos os outros cenários apresentados.