Na manhã desta sexta-feira, 8, as Executivas Nacionais do PT e PSB formalizaram a proposta de aliança nacional entre as duas legendas para as eleições deste ano. O documento foi assinado tanto pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PSB, Carlos Siqueira.
Além disso, o evento serviu para que o PSB indicasse o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice na chapa presidencial de Lula.
Durante seu discurso, o líder progressista destacou a experiência de ambos a frente de governos. “Nós vamos precisar da minha experiência e da experiência do Alckmin para reconstruir o país, conversando com toda a sociedade brasileira”, disse Lula.
Este dia para mim é importante. Alckmin, eu tenho certeza que o Partido dos Trabalhadores irá aprovar o seu nome como candidato a vice”, continuou Lula. “Você será recebido como um velho companheiro dentro do nosso Partido dos Trabalhadores”, esclareceu.
Na sequência, o ex-presidente reiterou que não vê problemas em firmar aliança com Alckmin em nome do que classificou como “necessidade do povo”.
“É plenamente possível duas forças com projetos diferentes, mas com princípios iguais, se juntarem em um momento de necessidade do povo. […] Temos que provar à sociedade brasileira que o Brasil está precisando de amor e não de ódio”.
Os documentos sobre a proposta de aliança e a indicação podem ser acessados aqui e aqui, respectivamente.