O Datafolha também divulgou um levantamento de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro e confirma a tendência de polarização entre o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e Cláudio Castro (PL).
Vale ressaltar que essa é a primeira pesquisa do Datafolha no estado. Freixo fica com 22% e Castro com 18% das menções.
Já o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) registra 7%, Eduardo Serra (PCB) com 5%, Cyro Garcia (PSTU) com 4%, o ex-presidente da OAB ,Felipe Santa Cruz (PSD), com 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%.
Por outro lado, cerca de 33% dos eleitores fluminenses disseram que pretendem anular o voto. Já 7% afirmaram ainda não saber em quem votar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de abril e realizou 1.218 entrevistas presenciais no estado. Ele está registrado no TSE sob o número RJ- 05998/2022.
carlos
08/04/2022 - 08h57
Concordo totalmente, com o Cidadão Neo tupi, outro dado que podemos observar é que via de regra a eleição no rio de Janeiro e São Paulo são decididas no 2° turno.
Alexandre Neres
07/04/2022 - 22h44
Desde São Bernardo, ficou definido. O candidato progressista no Rio é Freixo. Com todo o respeito ao Rodrigo Neves, que também é um bom candidato. Seria muito mais cômodo para Lula ter vários palanques cariocas, convinha a Lula estar junto de Paes, por exemplo. Mas o certo é o certo.
No Rio, é Freixo, apesar do PSB ser um partido ridículo. Manter a candidatura do Molon ao Senado, que também é um bom candidato, é uma afronta. Pretensões hegemônicas? Desse jeito, não dá pra montar chapa com um partido mediano que se acha.
NeoTupi
07/04/2022 - 18h20
A eleição está completamente em aberto, quando 40% dos pesquisados não tem candidato (nulos + indecisos) e o primeiro colocado tem 22%. Menos pelo resultado da pesquisa e mais pelo contexto político, a tendência é Freixo e Castro disputarem o segundo turno, pelo voto alinhado a Lula e Bolsonaro.