Na manhã desta sexta-feira, 25, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) finalmente assinou sua ficha de filiação ao Solidariedade. O ato aconteceu no Recife Praia Hotel, na Zona Sul de Recife, e contou com a presença do presidente nacional da sigla, o deputado federal Paulinho da Força (SP).
“Lula não é propriedade de nenhum partido”, declarou Marília durante seu discurso. “Sempre estive ao lado do presidente Lula e sempre vou estar, diferentemente do PSB”, completou.
Ela chega ao Solidariedade para que seja possível sua candidatura ao governo de Pernambuco. Na noite da última segunda, 21, a deputada se reuniu com Lula, em São Paulo, para comunicar sua saída do PT e reforçar o apoio a candidatura do ex-presidente.
É bom ressaltar que a mudança brusca de partido também vai na direção de expandir o palanque de Lula no seu estado natal. Tanto é que nos próximos dias, Marília vai iniciar, de fato, suas negociações com lideranças que atualmente compõem a chamada “Frente Popular”, base de sustentação do governador Paulo Câmara (PSB).
A avaliação é que nem todos da base aliada ficaram satisfeitos com a indicação de Danilo Cabral (PSB) para concorrer a sucessão de Câmara. O baixo desempenho do socialista nas pesquisas é outro ponto que preocupa.
Mas um detalhe relevante é que a candidatura de Marília poderá agregar importantes setores organizados, desde conservadores a progressistas, em torno de sua candidatura.
Vale lembrar que nos últimos meses, a parlamentar travou embates internos com a cúpula do PT pernambucano, liderado pelo senador Humberto Costa, que chegou a lançar uma pré-candidatura ao governo estadual, mas dias depois fechou acordo com o PSB e tirou seu nome do tabuleiro.