No final da noite desta quarta-feira, 23, a Exame/ideia divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para o Palácio do Planalto e aponta uma diminuição na vantagem do ex-presidente Lula contra Jair Bolsonaro.
No levantamento estimulado, o líder progressista continua liderando com 40%, mas logo em seguida Bolsonaro aparece com 29%, ou seja, apenas 11 pontos atrás do ex-presidente. Outro detalhe relevante é que nos últimos dois meses, Lula perdeu 2 pontos e Bolsonaro ganhou a mesma quantidade.
Na chamada terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) continuam empatados com 9%, cada. Na parte de baixo da tabela, aparecem os tucanos Eduardo Leite (PSDB) e João Doria (PSDB), que registraram 2% e 1%, respectivamente.
Já na espontânea, apontada pelos pesquisadores e cientistas políticos como a parte mais importante de uma pesquisa, Lula registra 34,6% das menções e Bolsonaro com 25%. Ciro e Moro com 4%, cada, e Leite com apenas 1%.
Mas apesar disso, Lula segue vencendo todos os seus adversários em cenários de 2° turno levantados pela pesquisa. Contra Bolsonaro, o triunfo de Lula seria de 50% a 37%, enquanto que num grand finale contra Ciro Gomes, o petista levaria a faixa presidencial por 48% a 30%. Já Bolsonaro só venceria o ex-juiz parcial Sergio Moro com 48% das intenções de voto, contra 33% do seu ex-ministro da Justiça.
A pesquisa da Exame/Ideia ouviu cerca 1.500 eleitores por telefone entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Acesse o relatório completo clicando aqui.