Nesta quarta-feira, 23, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reiterou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não vai enviar tropas à Ucrânia diante do conflito contra a Rússia. A guerra no país europeu vai completar um mês nesta quinta-feira, 24.
O secretário também voltou a dizer que a Otan não faz parte da guerra, mas que vai continuar apoiando a Ucrânia. Ele reforçou que o bloco não vai enviar tropas para evitar o aprofundamento da guerra dos países membros contra o poderio militar russo.
“Devemos entender que é importante apoiar a Ucrânia, mas também é importante evitar uma guerra entre a Federação Russa e a OTAN. Portanto, dissemos claramente que não enviaríamos tropas para a Ucrânia”, disse em comunicado oficial.
Já o o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, declarou que “as tropas da Rússia destruíram prédios de apartamentos, escolas, hospitais, infraestrutura crítica, veículos civis, shopping centers e ambulâncias, deixando milhares de civis inocentes mortos ou feridos”.