Por Gilberto Maringoni
O incômodo de parte do PT com a indicação de Geraldo Alckmin para vice de Lula não se dá pelo fato do ex-governador ser empecilho para qualquer política emanada da agremiação. Ao longo de 13 anos, as gestões petistas nunca colocaram em xeque algum pilar do neoliberalismo.
As políticas monetária e fiscal de FHC foram mantidas (câmbio flutuante, altos superávits primários e sobrevalorização cambial) e nenhuma privatização foi sequer ameaçada.
O forte dinamismo do setor externo entre 2006-10, possibilitado pela alta das commodities, garantiu excedentes que resultaram em boas iniciativas na área social e algum ativismo estatal (em especial nas lei de partilha no petróleo, na de conteúdo nacional e na mudança no perfil da dívida pública).
Essas três políticas, juntamente com a lei do salário mínimo e a política externa dos dois governos Lula, formam o ponto alto das administrações do período e não são pouca coisa.
O que incomoda parte do petismo é que a aliança com Alckmin joga por terra o bordão de que as gestões tucanas e petistas seriam distintas entre si. Na essência não foram.
Os anos Lula colocaram conteúdo social no projeto neoliberal, mas não ultrapassaram seus marcos. A Carta aos Brasileiros (2002) foi integralmente cumprida, até com certo exagero. O ajuste fiscal de Dilma II, por exemplo, foi muito mais draconiano do que os de FHC. Basta checar os indicadores de PIB, emprego e renda para confirmar.
Repito: há diferenças entre os governos PSDB-PT, mas elas dizem respeito a lateralidades e não à essência do modelo. A aliança Lula-Alckmin confirma tais constatações.
Dito isso, é preciso repetir: as duas lideranças situam-se no campo democrático. A aliança é absolutamente essencial para nos tirar do pântano mortal do combo Faria Lima+milícias+forças armadas+ pastores picaretas+lumpesinato político.
O resto é marola.
Kleiton
21/03/2022 - 14h46
Essencial tanto quanto a tomada de 3 pinos… impossível sobreviver sem…kkkkkkkk
É cada baboseira…
Paulo Roberto dos Santos
21/03/2022 - 13h31
Concordo em 100%. O momento atual exige uma união muito grande das forças democráticas, ninguém suporta mais esse pessoal no poder. Parabéns pelo artigo. Parabéns ao Boulos e a todos que entendem a gravidade que estamos passando.
Galinzé
21/03/2022 - 11h20
Vera essa foto da vontade de vomitar…
Efrem Ventura
21/03/2022 - 11h14
E’ essencial para reafirmar o nivél podre da politica brasileira e a falta de vergonha na cara desses dosi sacos de estrume com roupa.
Serà que aindo conseguem brincar com a cara dois brasileiros…?