Agenda do Poder – Numa inciativa administrativa de incontestável acerto no campo educacional, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, lançam hoje o mais ousado projeto de revitalização das escolas integrais concebidas por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, os Cieps. Não por acaso, a iniciativa se dá no ano em que se comemora o centenário do ex-governador.
Se de um lado atende a hoje consensual exigência da sociedade e, especialmente, dos educadores, sobre a necessidade de ampliação da rede de ensino integral, de outro reforça os laços políticos de Eduardo Paes com o brizolismo, em particular o PDT, que formalizou um acordo de aliança eleitoral com o grupo político do prefeito.
Pelo entendimento, o candidato ao Governo do Rio será escolhido em comum acordo entre os dois grupos que, inicialmente, indicam Felipe Santa Cruz, pelo PSD, e Rodrigo Neves, pelo PDT.
Na prefeitura, esta não é a primeira vez que Eduardo Paes repete o comportamento de Leonel Brizola. Tal qual o ex-governador, ele também tem enfrentado o cartel dos empresários de ônibus e ameaça encampar o serviço diante da incapacidade dos empresários de tocar o negócio com eficiência e transparência.
Serão reformados totalmente 101 Cieps municipais, que após as obras, terão papel preponderante na diante do movimento de ampliação do ensino integral do Rio.
– OS Cieps são muito mais do que prédios que Darcy sonhou e Niemeyer desenhou. Os CIEPS representam uma transformação de pensamento na Educação Brasileira. A educação que eu acredito, onde a escola é referência na garantia de direitos. Esse é o objetivo final do nosso programa. No centenário de Darcy e Brizola, nada mais justo do que dar uma atenção especial aos nossos 101 CIEPs municipais – comentou Renan Ferreirinha.