Na manhã desta sexta-feira, 18, a Consultoria Quaest divulgou mais uma pesquisa eleitoral. Desta vez, o levantamento encomendado pela Genial Investimentos é para o governo de Minas Gerais.
Na atual conjuntura, o governador do estado, Romeu Zema (Novo), fica a frente com 34% das intenções de voto. Já o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece logo em seguida com 21% das menções.
No segundo cenário, Zema vai a 40% com as ausências dos deputados André Janones (Avante) e Cleitinho Azevedo, já Kalil sai de 21% para 26%. Vale ressaltar que tanto no segundo e terceiro cenário, Zema ganharia no 1° turno através dos votos válidos.
A Quaest também filtrou as intenções de voto dos candidatos nas regiões mineiras e mostra que Kalil é muito mais popular na própria capital e região metropolitana com 46% e 33%, respectivamente. Já Zema predomina no interior com 39%.
O CEO Quaest, cientista político Felipe Nunes, avalia que a distância de Zema em relação a Kalil é ocasionada justamente pela sua força no interior mineiro.
“O desconhecimento de Kalil no interior pode ser uma boa explicação! Enquanto Zema tem 12% de desconhecimento no Estado, Kalil tem 39%. No interior, o desconhecimento de Kalil chega a 50% dos eleitores”, aponta Nunes.
Outro ponto interessante levantado pela pesquisa diz respeito a influência dos candidatos a presidência no pleito estadual.
De acordo com o levantamento cerca de 40% dos entrevistados disseram que preferem que vença um candidato ligado ao ex-presidente Lula. Outros 36% dizem que tem predileção em um candidato que não seja ligado ao ex-presidente ou Bolsonaro.
Já na disputa presidencial, Lula é o favorito com 46% das intenções de voto dos mineiros, Jair Bolsonaro fica com 21%, Sérgio Moro com 6% e Ciro Gomes com 5%. No segundo cenário, o líder progressista vai a 49% com a ausência de Moro e do deputado federal André Janones.
A Quaest realizou a pesquisa entre 11 e 16 de março com 1.480 entrevistas domiciliares em 86 municípios de Minas Gerais. A margem de erro é de 2.5 pontos e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-00132/2022.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.