Nesta quarta-feira, 16, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, fez um pronunciamento no Kremlin sobre as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e aproveitou a ocasião para fazer duras críticas aos oligarcas russos que estão se opondo a operação militar na Ucrânia.
Na visão do líder russo, os empresários russos que estão criticando o operação militar no país vizinho se comportam como uma “raça superior” e que essas atitudes colocam em risco os interesses da Rússia.
“Eu não condeno aqueles que têm mansões em Miami ou na Riviera francesa, que não conseguem viver sem foie gras, ostras ou liberdades de gênero. Isso definitivamente não é o problema. Acontece que muitas dessas pessoas, por sua natureza, estão mentalmente localizadas lá, e não aqui, com nosso povo, com a Rússia. E isso é, na opinião deles, um sinal de pertencimento a uma casta superior, a uma raça superior”, disse Putin.
É bom ressaltar que Putin se dirigiu aos empresários e políticos russos que tiveram suas propriedades nos Estados Unidos e em países da Europa confiscados devido as sanções econômicas. Na visão dele, esses oligarcas “venderiam suas próprias mães, contanto que isso os permitisse sentar no topo do castelo”.