A Record TV divulgou na tarde desta terça-feira, 15, uma pesquisa eleitoral feita pela Real Time Big Data onde mostra uma recuperação do atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
No primeiro cenário, ele chegou a 23% das intenções de voto e já está tecnicamente empatado com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que aparece numericamente a frente, com 25%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.
Já o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), fica na terceira colocação com 11% das menções e o ex-presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, recém filiado ao PSD de Eduardo Paes e anunciado como pré-candidato, com 2%. O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), também registra 2% e Paulo Ganime (Novo) com 1%.
Vale ressaltar que na série histórica da pesquisa, iniciada em setembro de 2021, a diferença entre Freixo e Castro era de sete pontos percentuais, com 25% do socialista ante os 18% do liberal. Já o pedetista Rodrigo Neves oscilou um ponto no período, de 9% para 10%.
Outro ponto preocupante para a candidatura de Freixo é o seu nível de rejeição, 45% disseram que não votariam no socialista, enquanto 39% rejeitam André Ceciliano e 33% Cláudio Castro.
Em um determinado momento, a pesquisa questionou: “Votaria em um candidato que defendesse a discriminalização do aborto?”.
Cerca de 63% dos fluminenses responderam que não, 25% disseram “sim” e 12% não souberam ou não responderam. Quando questionados se votaria em um candidato que defendesse a legalização da maconha, 49% disseram que não e 43% sim.
Na disputa pelo 2° turno, Castro venceria Freixo com 32% dos votos contra 30% do socialista. Mas o que chama atenção é o índice de branco e nulo na disputa polarizada entre os dois nomes, 29%.
O levantamento da Real Time Big Data foi realizado com 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre 12 e 15 de março. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O registro no TRE é RJ-00573/2022 e a pesquisa custou R$20 mil.