Índice de famílias endividadas no Brasil é o maior em 12 anos, diz levantamento

Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta terça-feira, 15, foi divulgado os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), onde revela que o índice de famílias endividadas no Brasil é o maior em 12 anos.

De acordo com o levantamento, o nível de endividamento destas famílias chegou, ao longo de 2021, a 70,9%. Em dezembro, o patamar foi de 76,3%, nível recorde da série histórica.

Só que em fevereiro deste ano, o recorde foi novamente quebrado com o índice registrado de 76,6%. Já no que diz respeito a renda domiciliar, houve queda de 10,7% no último trimestre do ano passado.

Na comparação com o mesmo período de 2020, foi o menor patamar de renda registrada pela série histórica, iniciada em 2012 neste caso.

As estimativas para 2022 não são animadoras, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, a inflação deve explodir no Brasil. Vale lembrar que ontem, o Banco Central divulgou o novo Boletim Focus onde o mercado, desta vez, elevou com força as projeções para a inflação deste ano.

De acordo com o boletim, os agentes elevaram a estimativa acima de 6% e colocam no radar um maior aperto monetário.

Para o IPCA deste ano, saiu de 5,45% estimado na semana passada para 6,45%. No terceiro mês do ano, o índice já muito acima do teto da meta estipulado pelo governo, de 5,0%.

Já para 2023, a projeção do IPCA subiu para 3,70% ante o 3,51% da semana passada. Vale lembrar que a meta oficial para a inflação para 2022 é de 3,5% e de 3,25% em 2023, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.