Na noite desta segunda-feira, 14, o ex-ministro e pré-candidato a presidência pelo PDT, Ciro Gomes, participou de um evento do seu próprio partido sobre combate a corrupção, em São Paulo, e voltou a ser questionado sobre a contratação do marqueteiro João Santana.
Como resposta, o pedetista reiterou que Santans “não foi condenado por corrupção” e que já “pagou suas penas”. Por conta disso, na visão de Ciro, não existe contradição na contratação para sua campanha.
Vale ressaltar que a pergunta foi feita pelo pesquisador Bruno Carazza. Ele foi convidado pelo PDT para integrar uma das mesas do seminário.
Carazza perguntou como Ciro discutiria as estratégias de combate à corrupção com os eleitores com João Santana sendo o “símbolo dessa aliança entre o sistema político e o sistema de elite econômica que acabou degenerando em corrupção”.
“O João Santana nunca foi condenado por corrupção. Ele sofreu uma condenação, ainda que tenha sigo Sergio Moro que o julgou, que não é propriamente alguém de quem se admire a isenção, por vícios de caixa 2. E, nisto, cometeu um erro indesculpável, foi condenado, pagou todas as penas e está de volta à sociedade”, respondeu o ex-ministro.
Já na coletiva de imprensa, Ciro declarou que é “nazismo” defender a “condenação eterna” e saiu em defesa do marqueteiro. Mas antes, ele propôs “criminalizar para valer o caixa dois” como uma das medidas de combate à corrupção, sendo que o próprio João Santana foi condenado por essa prática.
Ainda na coletiva, o ex-ministro criticou duramente o líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL), por ter aceitado a chapa presidencial formada por Lula e Geraldo Alckmin. Por fim, Ciro voltou a dizer que “não vota mais em bandido”.
Alexandre Neres
15/03/2022 - 21h28
Entrementes, pra variar, 4 deputados do PDT e 4 deputados do PSB votaram junto com o governo a favor da liberação da mineração em terras indígenas.
Antônio Carlos
15/03/2022 - 11h31
Estou com os móveis cheio de poeira, você cobra quanto para passar pano na sujeira?
Gil
15/03/2022 - 11h05
CIRO disse tudo certo
E vocês desse cafezinho são sempre muito desonestos com Ciro
Sérgio
15/03/2022 - 08h00
Massa!
Pintou umas dúvidas. Uma pessoa sofre um linchamento midiático, é julgada de forma comprovadamente parcial, por um juiz incompetente para o caso. A pessoa é condenada e presa. Livre, o indivíduo em questão vence todas as acusações pendentes com a Justiça. Vem as dúvidas cruéis: é correto afirmar, pela eternidade, que o cidadão acima descrito é bandido? Caso não seja, é honesto pensar que a pessoa que adjetiva outra como bandida, nas condições acima descritas, é nazista ou babaca? Na dúvida, está provado que só é possível filosofar em francês, nas margens do rio Sena., em Paris, Paris… Desculpa é melhor filosofar em alemão, ou não.
Claudio
15/03/2022 - 07h17
Cirão sempre deixando a bola quicando, aí fica difícil.
Sá Pinho
15/03/2022 - 03h11
A política como ela é…
Mais uns dez dias e serão divulgadas as aguardadas pesquisas Datafolha e Ipec (ex Ibope), para que os partidos e os candidatos possam tomar as decisões relativas a campanha de 2022, até 02 de abril, data limite da janela ]para desincompatibilizações e mudanças partidárias, dos candidatos.
Portanto restam aos candidatos a presidente engarrafados na terceira via, escassos dez dias para saírem dos 2% a 7% que ocupam na preferência dos eleitores em infindáveis pesquisas anteriores, inclusive Datafolha e Ipec, para os tais consideráveis 15% ou ao menos chegarem a dois dígitos para talvez conseguirem evitar que haja uma debandada dos demais candidatos dos respectivos partidos, preocupados em elegerem-se e com o fechamento da possibilidade de mudarem de partido, caso o partido não despache o candidato a presidente engavetado no acostamento político.
Desnecessário indicar quais dos candidatos estão mais pressionados e serão despachados da candidatura ou esvaziados de candidatos os partidos que os manterem, caso não consigam atingir o resultado esperado nos próximos, Datafolha e Ipec.
Pois é, real, dura e cruel!
Alexandre Neres
15/03/2022 - 01h48
Parece que esta matéria cai como uma luva para corroborar o artigo do Miguel sobre as análises e estratégias equivocadas do Ciro, o boquirroto. Fala muito!
Pensar que se um tempo atrás dissessem que o vice de Lula seria de Pindamonhangaba, ninguém teria a menor dúvida de quem se tratava.
Pobre Ciro! Atira pra todo lado, mas não sai do mesmo lugar inglório.
Luiz Pedro
14/03/2022 - 23h09
Posicionamento perfeito do Ciro. Caixa dois é contravenção penal, ainda não é crime, mas como ele disse, deve ser. E quem já pagou por seus crimes não seguir sendo eternamente condenado. Além disso condenações dadas por Moro são sempre questionáveis. Mas o próprio João já explicou que realmente cometeu o caixa 2, infelizmente era uma pratica comum até uns anos atrás (e ainda acontece muito, mas menos que antigamente), já pagou pelo erro, e nada indica que vá cometer o mesmo erro de novo, até porque, as contas do PDT são tudo por cima dos panos. E ele é só um marqueteiro, pior é políticos sobre os quais atitudes e ligações espúrias, sempre farão pesar suspeitas, mesmo se eles forem inocentados, nesses não dá pra confiar pra dar o voto, e sim, estou falando de Lula. Ninguém vai votar no João, a gente vai votar no Ciro, que é alguém sobre quem não pesa um pingo de suspeita sobre sua honestidade. O cara simplesmente deixou seus sigilos bancário, fiscal, telefônico, telemático, abertos, e não acharam nada, nem minimamente suspeito. E ele já deixou claro, pra ser ministro dele, a pessoa terá que ter todos os sigilos abertos também. Ciro é comprovadamente honesto, os outros 4 ou 5 adversários principais, não são confiáveis como ele, ponto final. Sei que você dificilmente vai aprovar que esse meu comentário seja publicado Miguel, mas não custa tentar.
Heráclito Marciano
16/03/2022 - 12h53
Se Ciro fosse eleito governaria com quem? Porque mesmo nas Igrejas tem pessoas sobre as quais pairam suspeitas.
As autoridades judiciárias do Brasil e dos Estados Unidos procuraram por muitos anos e nada encontraram contra o ex presidente Lula, mas para Ciro Gomes e você ele é bandido, já João Santana que confessou, é virtuoso.
Rodrigo Sacramento
14/03/2022 - 22h49
Parabéns ao cafezinho que conseguiu virar o 247 perseguindo constantemente o Ciro Gomes
Paulo
14/03/2022 - 22h32
Só se fala em nazismo, agora…Tudo é nazismo, mesmo que não seja….