Nesta sexta-feira, 11, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mandou um recado ao presidente russo, Vladmir Putin, de que se o Kremlin ordenar o avanço de tropas militares ao países membros da OTAN, o mundo assistirá a uma terceira guerra mundial.
Mas por outro lado, Biden esclareceu que não vai enviar tropas norte-americanas para lutar contra a Rússia na Ucrânia.
“Quero ser claro: nós defenderemos cada centímetro do território da Otan com todo o poder de uma Otan unida e galvanizada. Mas nós não entraremos numa guerra contra a Rússia na Ucrânia. Um confronto direto entre a Otan e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial. E algo que devemos nos esforçar para evitar”, disse em pronunciamento.
Biden também afirmou que conversou com outros membros da OTAN sobre as sanções econômicas ao petróleo da Rússia impostas pela Casa Branca. O norte-americano alegou que não pediu para que os outros países fizessem o mesmo, mas pediu que fizessem o possível.
“Eu falei para os meus parceiros: ‘a gente vai bloquear o petróleo, mas não estou pedindo para você fazer isso. Não é racional para você fazer o mesmo, mas estou pedindo para você fazer o que puder'”, afirmou. “Nesse meio-tempo, vou ajudar você a conseguir energia, GLP e outras coisas”, completa.