Nesta sexta-feira, 11, a Ipespe em parceria com a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa eleitoral que mostra a estagnação do ex-presidente Lula (PT), embora ainda esteja na liderança.
Outro ponto relevante do levantamento é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos, chegando a 28% ante os 26% registrados na última pesquisa de fevereiro. Na terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) empatam com 8% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) registra apenas 3%.
No caso do pedetista, apesar de ter oscilado 1 ponto pra cima, ainda está 3 pontos abaixo do patamar que tinha há alguns meses, quando chegou a 11 pontos na mesma pesquisa.
Em outra tabela, que se refere ao levantamento espontâneo, mostra com destaque uma evolução acentuada na candidatura do ex-presidente Lula (PT) desde fevereiro de 2021. No caso de Bolsonaro, o seu nome praticamente ficou estagnado ao longo da série histórica da pesquisa.
No que diz respeito a expectativa de vitória, cerca de 58% dos entrevistados acreditam que Lula deve vencer o pleito presidencial. O inquilino do Planalto consegue um índice de 29% enquanto que Ciro e Moro ficam com 3%, cada. Com isso, num embate de 2° turno, Lula venceria com 53% ante 33% de Bolsonaro.
O levantamento, realizado entre os dias 7 e 9 de março, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03573/2022.
Paulo
11/03/2022 - 21h36
Tristes trópicos. Povo alienado, completamente…
Fanta
11/03/2022 - 14h31
Essa eleição será importante para ver se os brasileiros conseguiram um mínimo de maturidade política e não votar somente em troca de dinheiro, promessas idiotas, populismo terceiromundista, ecc…
Tony
11/03/2022 - 13h47
O tempo passa e as “pesquisas” são obrigadas a se alinhar com os fatos e parar de criar narrativas tentando empurrar o candidato que gera mais lucro para o sistema financeiro.
Galinzé
11/03/2022 - 13h39
“É verdade esse bilete”.
Kleiton
11/03/2022 - 13h38
Lula não estagna, está atolado até o pescoço no mar de fezes que ele e comparsas produziram.
ANGELO MARCIO SANTOS SILVA
11/03/2022 - 13h38
Bem, considerando:
_auxílios gás e familiar
_bozo aparece diariamente nas redes de TV e com máquina e orçamento do centrao
_queda do moro , parte dos votos vão para bozo
_Lula está em firmes percentuais acima de 40 % sem reduções e firme tbm 2 turno
_Lula tem menor rejeição e bozo uma das maiores
_Lula terá palanques fortes em vários estados e o bozo (diferente 2018) não terá palanques fortes principalmente nos.estados de maior densidade populacional eleitoral
_ a economia não dá sinal algum de mudança, assim, inflação, desemprego, renda etc
_ oscilação do bozo está margem de erro mês a mês, mostra sim estabilização e crescimento, porém muito pouco para quem tem crescer para virar jogo
_resumo mesma euforia quando Lula ganha 2 % está bozo ou pessimismo
Tabuleiro está aí, montando e definido Lula X bozo , simples assim, a eleição não está ganha tem haver muita luta , alianças etc 9ara sacramentar vitória em cima bozo ….as chanes ganhar 1 turno ainda são maiores que a eleição ir para 2 turno, principalmente se alckmim e cia entrarem na campanha de corpo.e alma em São Paulo….chapa Lula alckmim ; Haddad França Marina suplicy e boulos (deputado )
_o ho
Alexandre Neres
11/03/2022 - 11h36
O Cafezinho parece estar insuflando o catastrofismo ao não escolher bem as palavras. É natural e esperada a subida de Bolsonaro para quem acompanha a política amiúde, já que é detentor da máquina e do cofre. Todos os presidentes até hoje ganharam a reeleição.
Eis este trecho: “a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa eleitoral que mostra a estagnação do ex-presidente Lula (PT), embora ainda esteja na liderança.” Alguém com bom senso a há que Lula iria continuar subindo tendo o Brasil um eleitorado conservador grande? Será que 43% dos votos é pouco? Queriam mais? A assertiva “Embora ainda esteja na liderança” dispensa comentários. Wishful thinking?
“Outro ponto relevante do levantamento é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos, chegando a 28% ante os 26% registrados na última pesquisa de fevereiro.” Sabem o que isso significa? Isso mesmo. Nada. Bolsonero apenas oscilou dois pontos para cima. Um olhar arguto, entretanto, percebe que a tendência do bozo é de alta.
Para coroar o café, anteontem trouxeram uma pesquisa do Instituto Paraná da República de Curitiba. Vejam o recorte: “Desta vez, a novidade é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos e chegou a 31% e se aproximou do ex-presidente Lula (PT), que está com 38,9%.” De novo, Bolsonaro “subiu” dois pontos. Para justificar o discurso até arrendoram pra cima a votação de Bolsonaro e não a de Lula, já que Lula tinha 38,9% conforme citado, todavia Bolsonaro tinha 30,9% de acordo com a pesquisa estimulada.
Precisamos ficar serenos, a disputa será renhida, contudo espera-se que o Cafezinho tenha mais cuidado com as palavras e não force a barra.