Na tarde desta segunda-feira, 7, representantes de Rússia e Ucrânia voltaram a se reunir na Bielorrússia para a terceira rodada das negociações de paz em meio ao conflito entre os países.
De acordo com os mediadores, a reunião trouxe pequenos avanços no que diz respeito aos corredores humanitários que já estavam sendo acordados no encontro anterior.
Nas palavras do conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mikhail Podolyak, “há pequenos avanços positivos na questão da logística dos corredores humanitários”. A declaração foi feita em seu canal oficial no Telegram.
“Em relação ao caminho político, que inclui cessar-fogo, trégua e fim das hostilidades em geral, as conversas continuarão; hoje não há resultados que melhorem significativamente a situação, mas enfatizo mais uma vez que as negociações continuarão”, prosseguiu.
Com isso, os dois países pactuaram o funcionamento dos corredores humanitários criados para evacuação de civis e o envio de suprimentos para os feridos e desabrigados.
Mas apesar disso, os russos ficaram menos otimistas do que os ucranianos. O chefe da delegação russa nas negociações, Vladimir Medinsky, admitiu que tinha maiores expectativas.
“Falarei com franqueza. Nossas expectativas com as negociações não se concretizaram, mas esperamos que da próxima vez possamos dar passos mais substanciais. As negociações vão continuar”, afirmou à mídia russa.
Paulo
07/03/2022 - 22h44
Putin está louco por um cessar-fogo, ainda que precário. A pressão bateu e o erro de cálculo sobrelevou-se…Deem a ele essa chance! As vidas de inocentes clamam…O resto é narrativa e assim passará…