Na manhã desta segunda-feira, 7, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nas redes sociais que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai ficar até o final do mandato e Otto Alencar (PSD) vai tentar reeleição ao Senado.
No último sábado, 5, Jaques se reuniu com o próprio Otto e segundo ele, o pessedista não demonstrou “tesão” para se lançar ao Palácio de Ondina. Por sua vez, o petista esclarece que abriu mão da candidatura ao governo baiano para ajudar o ex-presidente Lula na campanha presidencial.
Com isso, o PT volta a ficar com a cabeça de chapa. No momento, as lideranças petistas que disputam o posto são: a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues.
Vale lembrar que no último dia 24, o governador Rui se reuniu com Otto Alencar e algumas lideranças da base aliada para definir os ponteiros sobre a disputa pela sucessão. O encontro aconteceu no Palácio de Ondina, sede do governo baiano.
No encontro a portas fechadas, foi acordado que o petista seria candidato ao Senado e o principal fiador da candidatura de Otto ao executivo baiano, com aval do próprio Lula.
O pessedista aproveitou o feriadão de Carnaval para conversar com as lideranças locais sobre sua candidatura ao executivo estadual, mas não houve consenso, além das resistências internas no próprio PT baiano.