Neste sábado, 5, o presidente da Rússia, Vladmir Putin determinou ao Ministério da Defesa que declare o regime de cessar-fogo para que os civis ucranianos possam se retirar das regiões de Mariupol e de Volnovakha.
“Hoje, 5 de março, às 10h00 hora de Moscou (4h00 no horário de Brasília), o lado russo declara o regime de cessar-fogo e abre corredores humanitários para saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, informou a pasta de Defesa russa.
Também foi informado que a decisão de abrir os corredores humanitários e as rotas de saída de civis foi tomada após um acordo com o lado ucraniano.
Outro ponto é que a as autoridades locais de Mariupol querem usar o regime de cessar-fogo para tentar recuperar a infraestrutura precária da região e fornecer medicamentos e suprimentos de primeira necessidade.
Vale lembrar que ontem, o próprio Ministério da Defesa russo anunciou que boa parte do território da Ucrânia se desenvolve uma situação humanitária desastrosa com tendências para agravamento. A situação mais complicada ocorre nas cidades de Kiev, Kharkov, Sumy, Chernigov e Mariupol.
Com informações do Sputnik