Nesta terça-feira, 1, as forças armadas da Rússia emitiram um alerta aos cidadãos de Kiev pedindo para que essas pessoas fizessem a evacuação de áreas próximas a infraestrutura de serviços de segurança.
“Tropas russas provavelmente realizarão um ataque à infraestrutura dos serviços de segurança da Ucrânia em Kiev e pediram aos moradores que vivem nas proximidades para sair”, disse mais cedo o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.
Poucos instantes depois, militares russos lançaram uma ofensiva contra uma torre de TV próximo à estação de metrô de Dorogozhychi, na região central de Kiev.
Mas antes disso, um alerta de ataque aéreo foi feito na região e os moradores se dirigiram a abrigos nas proximidades.
Vale lembrar que desde a última segunda-feira, 28, a Rússia tem sido alvo de uma guerra cibernética e de narrativas, intensificada por gigantes da tecnologia sediadas nos EUA, como Facebook e Google, que começaram a boicotar agências de informação russas distribuídas em inglês e outros idiomas, como a Sputnik.
Com isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Oleg Gavrilov, classificou o que o governo da Rússia classifica como censura dos meios de comunicação russos.