Na noite desta quinta-feira, 24, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se reuniu com o senador Otto Alencar (PSD) e algumas lideranças da base aliada para definir os ponteiros sobre a disputa pela sucessão. O encontro aconteceu no Palácio de Ondina, sede do governo baiano.
Como se sabe, o senador Jaques Wagner (PT-BA) comunicou a Executiva Nacional do PT e ao próprio Lula que vai continuar no seu mandato de senador até 2026, abrindo mão da sua pré-candidatura.
Já na reunião de ontem, Rui e Otto acordaram que o petista será candidato ao Senado e o principal fiador da candidatura pessedista ao executivo baiano. Antes de se reunir com o governador, Otto teve uma conversa com a bancada federal do PSD da Bahia.
No entanto, é bom frisar que devido a decisão tomada de última hora, será necessário que Otto dialogue com boa parte da base governista para comunicar sobre sua candidatura. Ele deve aproveitar o feriadão de Carnaval para conversar com as lideranças.
A avaliação é que se a candidatura de Otto for bem recebida pelas forças políticas locais (incluindo os partidos de esquerda como o PSB, PCdoB e o próprio PT baiano) e se mantiverem unidos, existirá a possibilidade do ex-presidente Lula (PT) participar do lançamento da chapa, no início de março. Até o presente momento, o nome cotado para ser o vice é o atual deputado federal Ronaldo Carletto (PP).