Nesta quarta-feira, 23, o instituto Escutec divulgou uma pesquisa eleitoral que mostra o favoritismo das candidaturas de Weverton Rocha (PDT), ao governo do Maranhão, e do ex-presidente Lula (PT) para presidência da República.
Na disputa pelo Palácio dos Leões, Weverton aparece com 22% das intenções de voto. Na segunda colocação, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) com seus 19%.
Na terceira posição tem o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD) com 12%, Roberto Rocha (PSDB), aliado de Jair Bolsonaro, com 11%, Lahesio Bonfim (PTB) com 6%, o bolsonarista Josimar de Maranhãozinho (PL) com 5% e Simplício Araújo (SD) com apenas 2%.
Na disputa presidencial, Lula registra 60% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 22%. Ou seja, o líder progressista tem mais que o dobro de votos do que o inquilino do Planalto.
Na terceira via, o ex-juiz parcial Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão embolados com 6% e 5%, respectivamente. Em último lugar está João Doria (PSDB) com 1%.
Já no que diz respeito a disputa pelo Senado, o atual governador Flávio Dino (PSB) é o favorito com 47%. No segundo lugar, o bolsonarista Roberto Rocha (PSDB) com 23%. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Othelino Neto (PCdoB), registrou 9% das menções. Os demais pré-candidatos não pontuaram.
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas em todo o estado do Maranhão entre os dias 17 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.