Nesta quarta-feira, 16, o PSOL apresentou por meio do líder do MTST, Guilherme Boulos, um documento que reúne as condições para a sigla apoiar a candidatura do ex-presidente Lula (PT) logo no 1° turno das eleições deste ano.
Como prioridade, o partido deseja que o líder progressista se comprometa com a revogação das reformas da Previdência, Trabalhista e sobretudo, o Teto de Gastos, medidas que entraram em vigor durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Além disso, o partido também reivindica uma política ambiental que envolva transição energética, reajuste do salário mínimo e retomada do controle da Petrobras por parte do estado. Outro ponto destacado pelo partido é a promoção de política de controle social sobre os “monopólios da grande mídia”.
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, avalia que o documento simboliza “um passo ousado e uma espécie de provocação”. “Lula tem vocalizado medidas importantes, mas isso não é suficiente. É preciso envolver partidos, políticos e sociedade para superar o Bolsonaro e o seu legado”, lembra Medeiros.
Com informações da Carta Capital